domingo, 23 de outubro de 2016

As casas escurecidas pelo tempo


Os pequenos armazéns doutrora - onde cada salineiro guardava o seu precioso sal. Construções totalmente em madeira, até as fechaduras das portas. Alguns troncos de oliveira não aparelhados também eram matéria prima utilizada.
  Estas casinhas devidamente conservadas guardam ainda toda a rusticidade de outrora, e  são na sua maioria lojinhas de venda de artezanato e recordações.
O sal para venda aos visitantes, em embalagens herméticas normais, ou em forma de queijinhos, embrulhado de forma graciosa, com salofane de côr e laços brancos.


Caras amigas e amigos que costumam vir até ao meu Birras, desta vez eu não contei nenhuma estória,e as Salinas bem o mereciam, mas, chegou-me a preguiça... desculpem. Contudo, permitam-me uma sugestão - Visitem o Blog, Cidadania RM-RioMaior, e lá encontram em pormenor toda a história deste Milagre da Natureza que são as Salinas da Fonte da Bica.

( Quero agradecer ao autor desse Blog a foto do pôço no inverno e esta com os pacotes de sal, ambas da sua autoria.)
Quanto a todas as outras são minhas como é habitual.

1 comentário:

Nouredini.'. Heide Oliveira disse...

Fico de cá imaginando os tempero a por no sal...sal de ervas, sal com pimenta, sal com raspas de tangerina, sal com fola de limão, sal com fumaça...
Obrigada pelas imagens.