quarta-feira, 23 de junho de 2010

Saramago,a Bíblia,e eu...

Ontem ainda se falava de Saramago,o “nosso” Nobel !
Eu também quero falar nele,e como ontem não me foi possível,será hoje. Aliás eu já há tempos que me apeteceu falar neste escritor,até me deu vontade de lhe mandar um email lá para Lanzarote,mas depois pensei e respondi a mim própria nestes termos; um Sr. sempre ocupado e com pouca saúde,tem lá paciência para aturar esta espécie vulgar de Lineu... (que sou eu)
Foi quando ele apresentou o livro intitulado Caím,e com a sua habitual e conhecida frontalidade disse que a Bíblia era um manual de maus costumes,e pormenorisou em poucas palavras a razão porque assim falava.
Não pude evitar um sorriso,quando a televisão nos trouxe a afirmação de Saramago conotada de blasfémia... É que eu há uns anos atrás pensei igual,depois de ler essa primeira parte da Bíblia: fiquei decepcionada com o que li, achei horrível! No entanto é valorisada pelos Padres e não só, grande número de Leigos,pessoas instruídas, cultas,erudítas até,encontram na Bíblia um valor que eu francamente não encontrei.
E então senti-me “aconchegada”com a opinião do nosso Nobel!
Recordo que a Bíblia descreve em pormenor digno de todo o crédito (porque segundo vozes mais altas,ali está toda a verdade) factos pavorosos,viganças, assassinatos,promiscuidade em larga escala,sofrimento infligido sem dó nem piedade,emfim,só desgraça moral e fisica:não encontrei ali nada descrito que enaltecêsse a paz ou apelásse à bondade, e...arrumei a Bíblia.
Manual de maus costumes? Sim!!! Saramago disse a verdade!
Hoje tenho pena,de não lhe ter mandado o email...


domingo, 13 de junho de 2010

Passear em Portugal,há muito para vêr...

Apeteceu-me voltar a falar de férias.
Férias, descanço,conhecer outros locais ou revê-los,descurar horários,deixar as preocupações ibernadas,mas quem poderá criticar tal desejo e inerente concretização?... Eu já escrevi que não critico quem prefere o estrangeiro,quem puder “alargar horisontes”bem sabemos que é salutar.
Pela minha parte recordo apenas duas cidades de Espanha onde estive não em férias,mas em fim de semana e em anos diferentes.A primeira foi Santiago de Compostela,atraída pela Catedral que não me deixou desiludida,muito pelo contrário pois fiquei aturdida com a dimenção do monumento,e extasiada com tanta arte e tanta beleza.O meu marido teve de me aturar,pois eu saía da Igreja mas logo entrava,querendo reter na memória a todo o custo toda a sua magnificência.
No ano seguinte fomos a Salamanca,lindas as suas praças,e onde a arte está em cada rua,recordo entre outras a Igreja de Santo Estêvão (para mim) superior à Sé que igualmente é extraordinária. E do estrangeiro nada mais sei.Áh,mas de Portugal sei,e sei muito!
Estou como o Malato,”já fui feliz aqui, ali, e além! Viana do Castelo,Guimarães,Chaves Bragança,Vila Real,Lamego,isto para só falar do norte.E o Gerês? E a Sortêlha ? e em Amarante à beira do Zêzere,e passear de Barco no Douro?E na ria de Aveiro? E um lanche no parque de Viseu numa tarde de verão?!E em Seia até à Serra da Estrela,e a Guarda que dizem que é feia mas que eu discordo,e a Batalha, Alcobaça, Nazaré, Mafra,Ericeira, e Sintra... E fico por aqui porque a continuar a lista,torna-se fastidioso... Mas creiam eu só queria dizer que o nosso País tem muito de belo,cada zona tem as suas caracteristicas,mas todas elas apelativas porque diversificadas. Assim eu voto naquele slogan (já arrumado) “Faça Férias Cá Dentro”!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Presidente da Républica e as férias...

O nosso Presidente da Républica disse aos portugueses para fazerem férias em Portugal,e não no estrangeiro. Trata-se duma opinião baseada na situação do País que como todos sabemos está financeiramente caótica.Isto se não fôsse triste até dava vontade de rir... Mas ele estava a falar para quantos portugueses? Para aquela classe onde ele está inserido,e para aqueles que auferem bons honorários,porque a grande maioria contenta-se com o Algarve,e outros nem a isso podem aspirar.
Há ainda quem trabalhe o ano inteiro e poupe muito,com vista a poder sair do país por uns dias.Eu nunca fiz férias no estrangeiro,mas gostava...Com a maior das franquesas,confesso que não critíco quem opta por viajar ao encontro de locais distantes,para um merecido descanço e lazer,e atrevo-me a ser egoísta ao dizer que se não contribuiram para a críse,porque têm de pagar por ela?
Porque afinal quem foi que não soube governar este país? Sim,se a nossa economia está em baixo,sou forçada a reconhecer que aquela multidão que gravíta nos Ministérios,aceitou um trabalho (jurando pela honra),para o qual não tinha capacidade.E pior! Quando percebeu que estava a falhar,devia ter arrepiado caminho,e não o fez,e o resultado aí está,mais que evidente,e ao que se diz o pior ainda não chegou...